Pontos Turísticos e Atrações de Belo Horizonte

Alto Mangabeiras: Essa região nobre pode ser facilmente encontrada ao subir a Avenida Afonso Pena, aos pés da Serra do Curral. Com várias praças e mirantes, nesta região se localizam vários pontos turísticos:

Praça do Papa (Praça Governador Israel Pinheiro) - A praça que abriga uma das mais belas vistas da capital mineira foi praticamente rebatizada de Praça do Papa devido a famosa visita do Papa João Paulo II à cidade, quem nesta praça exclamou: "... e que belo horizonte!". A praça é usada as vezes como palco de atrações populares, tem área de recreação para crianças. Dá para tomar uma água de coco ou comer uma pipoca apreciando do alto, a cidade.

Parque das Mangabeiras - No alto da cidade, se encontra essa enorme área verde, um dos maiores parques urbanos da América Latina. O parque é uma ótima opção para distrair, devido a sua beleza e atmosfera, mas também é área de preservação ambiental, embora aberto ao público.

Rua do Amendoim (Rua Professor Otávio Magalhães) - Nessa rua o seu carro subirá sozinho! Quando nesta, experimente desliga-lo e soltar o seu freio de mão... Na verdade trata-se de uma ilusão de ótica que da a impressão que a rua está subindo ao invés de ser uma descida.

Savassi: Tradicional área de comércio, lazer e turismo da cidade. A região da Savassi abriga várias praças, lojas, restautantes, bares, boites e o Shopping Pátio. É uma boa opção para compras e vida noturna. É próxima ao centro da cidade, e as principais vias de acesso são as Avenidas do Contorno, Nossa Senhora do Carmo, Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo. Convém citar alguns destaques:

Praça da Liberdade - Construida para abrigar a sede do governo mineiro, a praça atualmente é um local verde e ameno, no meio de uma área movimentada da cidade. Pessoas de todas as idades podem encontrar atividades nesta praça, muita gente vai à praça para fazer exercícios ou passear. É interessante também as construçoes que envolvem a praça, várias construções que seguem diferentes estilos arquitetônicos de época.

Pátio Savassi - Localizado no encontro das Avenidas do Contorno e Cristovão Colombo, este shopping rapidamente se tornou referência para compras, lazer, cinema e gastronomia da região da Savassi. Suas lojas e restaurantes atendem principalmente ao público nobre e exigente da cidade.

Pampulha: Aproximadamente a 8.5km do centro, mais a região norte da cidade se encontra a Pampulha. Além do campus da UFMG e o aeroporto da Pampulha, nesta área se encontram umas das principais atrações turísticas da cidade de Belo Horizonte:

Lagoa da Pampulha - O famoso lago artificial que caracteriza a região. Contém várias opções de lazer e turismo em sua orla, além de pista para ciclismo, caminhada ou outras atividades físicas. O conjunto arquitetônico que envolve a lagoa foi projetado por Oscar Niemeyer é referência é interessante para quem se interessa pelo assunto. A Lagoa também abriga eventos como o show da queima de fotos, no reveillon e com mais de 300 mil pessoas, e a Volta Internacional da Pampulha, prova de atletismo com cerca de mais ou menos 17,8 km preparatória para a corrida de São Silvestre.

Jardim Zoológico - O zoológico da cidade é uma excelente opção para familias ou qualquer pessoa que deseja ter um pouco de contato com os animais e a natureza em si, e aprender, nem que seja um pouco sobre isto. Como muitas outras das atrações da Pampulha, se localiza na orla da Lagoa.

Mineirão (estádio Governador Magalhães Pinto) - Também localizado na orla da Lagoa da Pampulha, é o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores do mundo, tendo seu recode de público de mais de 130 mil pessoas, em uma final do campeonato mineiro (Cruzeiro x Villa Nova em 1997). Talvez o enorme potencial deste estádio colaborou bastante com a escolha de Belo Horizonte como uma das cidades sede da Copa de 2014. Proximo ao Mineirão se encontra o Mineirinho, frequentemente palco de shows de escopo nacional e ate internacional e também de disputas de outros esportes, como o vôlei.

Igreja São Francisco de Assis- Parte do conjunto arquitetônico da Pampulha, também na orla da lagoa, esta igreja é projeto de Oscar Niemeyer com assinatura de artistas como Cândido Portinari e Burle Marx. Inaurada em 1943, a construção veio a só veio a ser consagrada pela Igreja alguns anos mais tarde, devido a sua forma.

Centro: Além de ser o coração comercial de Belo Horizonte, com uma enorme variedade de lojas, a região central dessa cidade pode ser uma opção para quem se interessa por arquitetura, pois lá se encontram várias construções de diversos estilos de várias épocas, refletindo um pouco até da história de BH. A Avenida Afonso Pena pode levar facilmente à esta região, onde se encontram alguns locais e eventos como:

Feira da Afonso Pena- Segundo o idasbrasil (idasbrasil.com.br), essa feira em espaço aberto de artes artesanato é a maior do gênero na America Latina. É também conhecida como Feira Hippie, devido a suas origens no final dos anos 60. mas seus milhares de visitantes e expositores são bem diversos, pessoas de todas as classes costumam procurar algum tipo de produto por lá. Ocorre normalmente aos domingos, das 6 da manhã às 2 da tarde. na Avenida Afonso pena entre a Rua da Bahia e Guajajaras

Mercado Central - Fundado por Cristiano Machado em 1929, o Mercado Central é mm dos pontos mais famosos e tradicionais da cidade. Nele pode se encontrar produtos de diversas naturezas como floricultura, alimentos, artesanato, animais de estimação, produtos esportivos, e produtos de cunho religioso, além de vários bares e restaurantes com vários tira-gostos e cerveja gelada. Ele se encontra na Avenida Augusto de Lima.

Shopping Oiapoque - Apos os camelôs e ambulantes que antes eram espalhados pela cidade terem sido reunidos no Shopping "Oi", como é apelidado, a cidade ganhou um ponto onde pode se comercializar diversos tipos de produtos a preços populares. Localizado na Rua Oiapoque, 156.

Bem, esse é um pequeno resumo feito para facilitar você que quer conhecer Belo Horizonte, ou que ja conhece, mas quer se aprofundar ainda mais. Lembre-se também que BH abriga a maior quantidade de bares, botequins e restaurantes do país, assim sendo, você pode encontrar vários lugares para se distrair nos finais de semana, ou em sua happy hour em praticamente qualquer região dessa cidade!

fontes e referências: wikipedia.org, idasbrasil.com.br e conhecimentos gerais.

O que você está procurando na cidade de Belo Horizonte?

Sobre

Página Inicial - Sobre o Site - Sobre a Cidade de Belo Horizonte - Pontos Turísticos - Outras Recomendações


Copyright © IBeloHorizonte.net 2009 - 2014. Todos os direitos reservados, probida a cópia total ou parcial deste site sem autorização. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos sites linkados e dos anúncios em nosso site, por serem propriedade de terceiros e nem pelo uso, ou mal uso destes. Nossa política de privacidade.