Perfil
Perfil
Fotos
Video
Mapa
Comentários
Anúncio Relacionado
  • Criada em 27 de janeiro de 1900, por Dom Silvério Gomes Pimenta, a Igreja São José é situada no coração de Belo Horizonte. Com sua arquitetura eclética de influência neogótica, é um dos mais notáveis monumentos construídos na cidade, um importantíssimo patrimônio da história, da cultura e da fé do povo mineiro.

     

    A paróquia, depois de sua fundação, foi entregue aos Missionários Redentoristas, congregação fundada por Santo Afonso Maria de Ligório em 1732, para o seu cuidado pastoral. Presentes desde as origens da Paróquia São José, estes missionários chegaram no Brasil no ano de 189 e têm como missão anunciar a Copiosa Redenção aos homens e mulheres de todos os lugares, testemunhando a bondade de Deus que, em Cristo, nos liberta e salva. Destacam-se pela pastoral das santas missões, o atendimento de confissões e a dedicação aos estudos da teologia moral. A Igreja São José realiza inúmeras obras sociais, Catequese, Crismas e promove outros essenciais aspectos da Fé Católica, como deve ser em toda paróquia.

     

    Uma das outras notáveis características da Igreja São José é a sua arquitetura. Com uma forma de uma perfeita cruz latina, a matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura, a Igreja São José teve sua decoração interior iniciada em agosto de 1910 e abriga capitéis das belas colunas no estilo coríntio, o grandioso presbitério, além de um órgão de tubos fabricado em 1927. A pintura interna da igreja foi feita pelo artista alemão Guilherme Schumacher, que entregou a obra em fins de 1912.

     

    No altar-mor, um painel retrata a Santíssima Trindade entre anjos e santos. No presbitério, aparecem no teto Nossa Senhora com o Menino Jesus e 40 medalhões com os antepassados de Jesus, desde Abraão até São José. Nas paredes estão os quatro evangelistas e, ao lado das janelas inferiores, os Doze Apóstolos. No alto dos arcos, há seis doutores da Igreja e o padroeiro São José, o protetor da Sagrada Família e, consequentemente, de toda a Igreja. Nos altares laterais do lado direito, há cenas da vida de Santo Afonso, a promessa da Redenção feita a Adão e Eva e a aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadete. Do lado esquerdo, é narrada a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Calvário e a aparição do Sagrado Coração à Santa Margarida Maria.

     

    No corpo da Igreja São José, no alto, estão de um lado 14 santos e do outro lado 14 santas, sendo que esta separação refletia o costume da época de estarem separados os homens das mulheres dentro das igrejas. A matriz recebe um público aproximado de 1.500 pessoas diariamente e de 5.000 aos finais de semana. Em 2014 iniciou-se uma restauração interna e externa que buscou resgatar detalhes de sua construção original.

     

    Confira aqui os horários das missas e confissões individuais da Igreja São José.

     

    Telefones: (31) 3273-2988 e (31) 3273-3498

     

    Endereço: Rua Tupis, 164 – Centro – CEP: 30190-060

     

    Site oficial: www.igrejasaojose.org.br

     

    P.S.: Estas informações estão sujeitas a ser desatualizadas sem aviso prévio. Procure o site oficial para eventuais updates ou entre em contato diretamente com a secretaria da paróquia.

  • Nenhum registo encontrado

    Lamento, mas não foram encontrados registros que correspondam à sua pesquisa. Ajuste seus termos de busca e tente novamente.

    O Google Map não foi carregado

    Lamento, mas foi possível carregar a API do Google Maps.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *